Os veículos serão utilizados para reforçar ações de combate ao crime organizado
As viaturas blindadas da Polícia Federal (PF) que foram enviadas do Rio de Janeiro para a Bahia, chegaram na manhã desta sexta-feira (22) à Salvador. Os três veículos serão utilizados no combate ao crime organizado e foram transportados em um navio da Marinha.
Dois dos veículos são viaturas tradicionais da PF e o terceiro é maior, em um modelo maior, semelhante ao ‘Caveirão’, chamado de ‘Scorpio’. Este último foi fabricado nos Emirados Árabes Unidos, tem capacidade para 11 pessoas e é utilizado em grandes operações no Rio de Janeiro.
Os novos blindados possibilitam uma atuação mais rápida, acessando mais facilmente alguns lugares de difícil acesso. Além disso, os veículos possuem resistência a ataques de armas de fogo, até mesmo as de grosso calibre.
Após a chegada das viaturas em Salvador, por volta das 13h10 desta sexta-feira (22), foi iniciada a operação para a retirada dos veículos da embarcação da Marinha. Ainda não se sabe quando os blindados entrarão em operação.
O superintendente da PF, Flávio Albergaria, afirmou, na terça-feira (19), que os agentes passarão por um processo de capacitação para depois usarem os novos veículos. Segundo a PF, os blindados serão usados pelo Comando de Operações Táticas (COT) e do Grupo de Pronta Intervenção (GPI).
Flávio também afirmou que o envio das viaturas já estava programado e que outros estados brasileiros já contam com esse aporte, que apenas chegou agora à Bahia. Com a mudança, o estado passará a ter cinco blindados em combate.