- Advertisement -

Tarifa de preservação do Arquipélago de Cairu aumenta para dar melhor destino ao lixo gerado nas ilhas

0 75

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

O novo valor da tarifa será de 30 reais e é destinado a melhorias e preservação do destino

Nesta segunda-feira (12) virou lei, em Cairu-BA, o aumento na Tarifa por Uso do Patrimônio do Arquipélago – TUPA, cobrada aos visitantes que adentram o destino. A mudança de valor – de R$20,00 para R$30,00, a vigorar a partir de 1º de outubro – é provocada pelo aumento de despesas para a manutenção e preservação das localidades que compõem o município.

Com a mudança da tarifa, 50% do valor arrecadado será destinado para ações voltadas ao manejo, transbordo, transporte, triagem e compostagem até a destinação final dos resíduos sólidos das ilhas cairuenses. Além disso, o recurso permanece sendo implementado na manutenção e preservação dos terminais hidroviários, monumentos históricos, praças, vias de acesso, praias e biomas do arquipélago.

A cobrança da TUPA é realizada desde 2019. A tarifa é paga uma única vez pelo período de permanência do turista no arquipélago e possui isenção para crianças menores de 5 anos e pessoas maiores de 60. Desde agosto de 2021, o seu pagamento pode ser realizado pelo aplicativo Cairu TUPA. Desenvolvido pela empresa Cashpago, o app tem o intuito de evitar filas e fazer com que os visitantes possam antecipar a realização do serviço antes de chegar na Ilha.

Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais