- Advertisement -

Sesab emite alerta após 9 morcegos serem diagnosticados com raiva na RMS

0 13

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

“Para barrar essa cadeia de transmissão, precisamos evitar o contato com animais potencialmente contaminados”, diz coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Vânia Rebouças

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) emitiu um alerta epidemiológico aos municípios para a necessidade de intensificação da vigilância da raiva. De acordo com o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), nove morcegos não hematófagos, isto é, os que não se alimentam de sangue, foram diagnosticados com a doença neste ano.

Conforme o Lacen, os registros consideram diagnósticos em animais computados até a última quinta-feira (16), todos foram identificados na Região Metropolitana de Salvador (RMS), nas cidades de Dias d’Ávila, Camaçari e Catu. A Sesab salientou, no entanto, que desde 2017 a Bahia não registra nenhum caso de raiva humana causado por morcego.

Em nota divulgada pela Sesab, a Coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Vânia Rebouças reforça que a nota técnica encaminhada aos municípios atua como estratégia preventiva.

“O que as pessoas precisam entender é que não há motivo algum para alarde. Não temos nenhum caso suspeito de raiva humana e os morcegos encontrados são do tipo não hematófagos, ou seja, que não se alimentam de sangue. O mais importante, nesse momento, é manter a atenção e possível distanciamento de animais silvestres e atualizar a vacinação antirrábica de animais domésticos. Para barrar essa cadeia de transmissão, precisamos evitar o contato com animais potencialmente contaminados”, explica.

Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais