Município foi escolhido por entidades para receber ação social inédita na Bahia
A sede do município de Cairu recebe, entre os dias 8 e 10 de março, uma força-tarefa para realização de exames de colonoscopia, com estrutura que atenderá todos os pacientes vindos de todas as ilhas do arquipélago. O município foi escolhido pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) e Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) para sediar a expedição médica nacional do rastreamento do câncer de intestino durante a Campanha Março Azul.
Antes do mês de março, Cairu executou atividades preparativas. Os Agentes Comunitários de Saúde saíram de porta em porta e foram às ruas para sensibilizar o público-alvo (50 a 70 anos) a aderir à campanha, através da assinatura de um termo de compromisso. Após esta ação, médicos dirigentes da SOBED e da SBCP foram a Cairu e visitaram residências para um bate-papo com moradores que estavam com receio de aderirem à campanha. Mais de 90% da população de Cairu, com idade entre 50 e 70 anos, aderiram à ação de rastreamento do Câncer de Intestino.
Na segunda quinzena de fevereiro, mais de 2000 kits de teste FIT para o exame de sangue oculto nas fezes foram distribuídos. Este exame FIT indica os pacientes encaminhados para os exames de colonoscopia, a partir da próxima quarta-feira, dia 8. Os casos que forem detectados com o câncer de intestino serão encaminhados pela prefeitura de Cairu para tratamento imediato.
O Março Azul é uma campanha nacional para conscientizar a população sobre fatores de risco, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de intestino.