- Advertisement -

Prefeita Jacqueline Soares destaca importância de visita técnica dos prefeitos e prefeitas do Baixo Sul a Timbó-SC

0 4

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

A prefeita de Nilo Peçanha, Jacqueline Soares, participa, ao lado de colegas prefeitos e prefeitas do Baixo Sul da Bahia, de uma missão técnica ao município de Timbó, em Santa Catarina. O grupo visita o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI) para conhecer de perto o modelo inovador de gestão de resíduos sólidos desenvolvido na região.

Durante a visita, iniciada nesta segunda-feira (18), Jacqueline destacou a importância da iniciativa para o futuro ambiental e social dos municípios baianos. “Estamos hoje em Timbó para ver de perto uma iniciativa que inspira o nosso projeto. O Parque Girassol mostra que é possível cuidar do meio ambiente com eficiência e união. Queremos levar essa realidade para Nilo Peçanha e para todo o Baixo Sul”, afirmou a prefeita.

A comitiva baiana observou que o Médio Vale do Itajaí compartilha características semelhantes com o Baixo Sul, como a presença da Mata Atlântica, a agricultura diversificada e a densidade demográfica. Segundo Jacqueline, essas similaridades tornam a experiência do CIMVI ainda mais valiosa como referência. “A experiência do CIMVI comprova que, com cooperação e compromisso, podemos transformar a gestão de resíduos e promover qualidade de vida para nossa população. É um novo tempo para o Baixo Sul”, completou.

O programa Vale Reciclar, gerido pelo CIMVI, é um dos destaques da missão, demonstrando o funcionamento da coleta seletiva e do reaproveitamento de resíduos para a produção de materiais a partir do termoplástico.

Durante a programação, a comitiva visitou a Central de Valorização de Resíduos I (CVR I), onde são realizadas a triagem e a destinação dos materiais recicláveis. No local, foi apresentado o projeto de produção de itens como bancos, pavers para pavimentação e meios-fios, feitos a partir do termoplástico, que futuramente beneficiarão os municípios consorciados. Além disso, os visitantes conheceram a estrutura da Central de Valorização de Resíduos II, ainda em construção, que será utilizada para a geração de energia a partir dos rejeitos provenientes da triagem.

O projeto inspirado na visita, batizado de “Parque do Sol”, prevê o encerramento dos lixões na região e a implantação de um novo sistema, com estações de transbordo, triagem, compostagem, coleta seletiva e educação ambiental. Jacqueline reforçou o espírito de união entre os municípios para garantir o sucesso da iniciativa: “É a união que vai fazer a diferença. Ninguém larga a mão de ninguém. Estamos juntos para construir um futuro melhor para nossa gente”, declarou.

Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais