Padre Juraci Gomes de Oliveira será o quinto bispo da diocese

O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira, 31 de maio, o novo bispo da diocese de Amargosa (BA), o cônego Juraci Gomes de Oliveira, atualmente vigário geral da Arquidiocese de Salvador.
Vacante desde 15 de outubro de 2021, a diocese de Amargosa esteve sob os cuidados do administrador diocesano padre Nelson Franca. Atualmente, essa circunscrição eclesiástica é formada por 27 municípios e organizada em 38 paróquias.
Biografia
Cônego Juraci Gomes de Oliveira é filho de Vicente Gomes de Oliveira e Rita Maria de Alencar. Nasceu no dia 19 de agosto de 1956, em Catolé do Rocha, na Paraíba. Ingressou no Seminário dos Capuchinhos em Maceió (AL), onde concluiu o Ensino Médio. Depois, foi transferido para Natal (RN) e, mais tarde, para Recife (PE), onde cursou Filosofia e Teologia. A formação teológica foi concluída fora do seminário. Em 1987, retornou ao seminário, ingressando na Sociedade Joseleitos de Cristo, na cidade de Tucano (BA).
A ordenação diaconal foi em 12 de agosto de 1990 por dom Mário Zanetta, então bispo de Paulo Afonso (BA). A ordenação presbiteral foi no mesmo ano, em 3 de novembro, na Igreja Matriz da paróquia Senhora Sant’Ana, na cidade de Tucano, pelas mãos de dom Jackson Berenguer Prado, bispo emérito de Paulo Afonso.
Padre Juraci é bacharel em Teologia, licenciado em Filosofia, e tem especialização em Espiritualidade Bíblica e mestrado em Teologia do Matrimônio e Família.
O ministério sacerdotal foi exercido na arquidiocese de Salvador, após a exclaustração da Sociedade dos Joseleitos de Cristo, em dezembro de 1991, e a incardinação na arquidiocese Primaz do Brasil. Na capital baiana, foi pároco, administrador paroquial, capelão, orientador espiritual do Seminário Central da Bahia, assistente eclesiástico para a Renovação Carismática e o Grupo de Oração Terço dos Homens, vigário forâneo e vigário episcopal. Antes do sacerdócio, atuou na área da educação, no Pernambuco. Também foi professor de Teologia na Universidade Católica de Salvador e na Faculdade São Bento, em Salvador.
Atualmente, exerce as funções de vigário geral, moderador da Cúria Metropolitana, membro do Cabido Metropolitano e do Colégio de Consultores, diretor administrativo da Ação Social Arquidiocesana, cepalão da Igreja da Sagrada Família (Igreja a Cúria), orientador espiritual do Seminário Central da Bahia e membro da Equipe Financeira da Cúria metropolitana.
Mensagem à Diocese de Amargosa – BA
“Ecce ego, mitte me” (Eis-me aqui, envia-me)
(Is 6, 9)
Ouvindo a Palavra de Deus, que penetrou todo meu ser e, em forma de oração suplicante, orei ao Pai para que iluminasse a decisão que teria de tomar, para o bem da Igreja e o crescimento espiritual do povo de Deus e aceitei, com muita alegria, a nomeação do Santo Padre, o Papa Francisco, para ser Bispo da Diocese de Amargosa – BA.
Ao nosso amado Papa Francisco, meu muito obrigado pela confiança que em mim depositou. Cônscio das minhas fragilidades e da minha pequenez e, mesmo sem entender o que Deus espera de mim, com muita humildade respondi: “Eis-me aqui, Senhor” e coloquei toda minha vida em suas mãos, pedindo que ele fosse o meu Pastor, que nunca me faltasse a sua graça para que, com mansidão e caridade, eu saiba conduzir o rebanho que a Igreja me confiou. Neste momento, meu hino é de louvor a Deus, por mais uma escolha que Ele fez em minha vida.
Queridos Padres, Diáconos, Irmãos e Irmãs da Vida Consagrada, Seminaristas, Irmãos e Irmãs das Novas Comunidades, Leigos e Leigas, homens e mulheres de boa vontade da Diocese de Amargosa, desejo contar com todos vocês, a fim de pastorear a nossa Igreja Particular da melhor forma possível, à luz do Evangelho. Rezem por mim.
Caros Padres, chego com sentimentos de irmão, de pai e de pastor. Desejo viver com vocês uma verdadeira fraternidade sacerdotal e uma profunda comunhão pastoral. Tenho pedido à Nossa Senhora do Bom Conselho que, junto aos meus irmãos padres, não me falte a humildade e a sabedoria para pastorear o rebanho a mim confiado. Peço a cada padre que me ajude a ser pastor. Saiba, amado Padre, que vou precisar muito de você nesta missão evangelizadora dos novos tempos e de grandes desafios na vinha do Senhor. Jesus, o Bom Pastor, conceda a mim e a cada um de vocês a graça suficiente para uma nova jornada, sempre marcada pelo amor fraterno. Que este tempo de sinodalidade sirva de preparação para que a nossa Diocese seja sempre uma Igreja em saída.
Aos leigos e leigas desta já amada Diocese, expresso o meu amor paternal. Que meu coração de pastor saiba acolher, com infinita Misericórdia, cada um de vocês como membro do povo eleito, ajudando-lhes no crescimento espiritual, em direção à santidade.
Aos irmãos e irmãs da Vida Consagrada, meu afeto de pastor. Espero que entre nós haja uma profunda comunhão, inspirada na força do Evangelho e conduzida pela luz do Espírito Santo. No Amor de Deus e na confiança da presença do Ressuscitado, conto com vocês.
Na pessoa do Revmo. Pe. Nelson Luiz de Franca, administrador diocesano que desempenhou com tanta dedicação esta missão, agradeço a toda a Diocese de Amargosa.
Aos meus antecessores, Dom João Nilton dos Santos Souza e Dom Valdemir Ferreira dos Santos, desde já agradeço o trabalho prestado pelos senhores a esta Diocese. Ao irmão Dom João Nilton, bispo emérito desta Igreja Particular, peço que me abençoe. Espero e desejo contar com a sua amizade para o crescimento do meu ministério a serviço do povo de Deus na Diocese de Amargosa.
Que Nossa Senhora do Bom Conselho nos abençoe e nos conduza pelos caminhos da justiça e da paz! Rezem por mim e pelo meu ministério. Recebam a minha benção.
Fraternalmente, em Cristo Jesus, Monsenhor Juraci Gomes de Oliveira Bispo Eleito para a Diocese de Amargosa – BA
Salvador, 31 de maio de 2023 Festa da Visitação de Nossa Senhora