O pontífice argentino ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos; Neste ano, esteve internado por 40 dias, onde tratou um quadro de bronquite
Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu nesta segunda-feira (21), às 2h35 pelo horário de Brasília. O pontífice argentino tinha 88 anos de idade e ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos. As informações foram confirmadas por meio de um comunicado oficial divulgado pelo Vaticano.
“O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”, diz comunicado oficial.
Segundo matéria do g1, nascido em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, na Argentina, Francisco foi o primeiro papa latino-americano da história. Ele também foi o primeiro pontífice da era moderna a assumir o papado após a renúncia de um antecessor e, ainda, o primeiro jesuíta no posto.
No comando da Igreja por mais de 10 anos, Francisco foi o 266 a ocupar o cargo. Neste ano, o pontífice enfrentou uma internação de cerca de 40 dias, onde tratou de um grave quadro de bronquite. Ele havia recebido alta no início deste mês, e continuava o tratamento de sua residência no Vaticano.