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Obras do VLT de Salvador atingem 18% de execução e pode ter linha de teste até dezembro

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As obras do VLT de Salvador chegaram a 18% de execução no Trecho 1, que compreende o trajeto entre a Estação da Calçada e a Ilha de São João. O avanço foi verificado nesta segunda-feira (21), durante visita técnica do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Ele esteve acompanhado do diretor de obras da Companhia de Transportes da Bahia (CTB)Eracy Lafuente.

Durante a vistoria, o governador reforçou que a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos tem como prioridade beneficiar os moradores da região do Subúrbio, e que as obras nos demais trechos também já estão em andamento.

O chefe do Executivo estadual afirmou que o projeto é financiado por meio de parceria com o governo federal.

“Estou visitando este trecho, o Lote 1, mas é importante destacar que já há obras em andamento nos outros trechos também. Esse foi o compromisso com a população do Subúrbio de entregar este lote primeiro. Enquanto avançamos rapidamente com as obras, ligando a Calçada à Ilha de São João”, disse.

Meta é ter linha de teste até dezembro

Segundo o diretor de obras da CTB, Eracy Lafuente, o Trecho 1 já possui 1,6 quilômetro de via permanente implantada. Ele explicou que esse resultado é considerado inédito dentro do setor ferroviário no país.

“A obra já conta com 1,6 quilômetro de via permanente, o que significa algo inédito em menos de nove meses, em qualquer obra ferroviária que já tenha sido feita no Brasil”, explicou Lafuente.

De acordo com ele, o objetivo é promover uma linha de teste até o mês de dezembro. “A gente está com uma meta extremamente dura e ousada de que a gente pode ter uma linha de teste até dezembro, de 2 a 4 quilômetros de extensão contínua para que esses trens rodem e testem durante um tempo antes da operação”, completou.

Capacidade de transporte e estrutura do sistema

Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) terá capacidade para transportar cerca de 100 mil passageiros por dia, e está sendo conduzido pela Companhia de Transportes da Bahia (CTB), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Ao todo, o projeto terá aproximadamente 36 quilômetros de extensão, distribuídos em 34 paradas, com um investimento estimado em R$ 5 bilhões.

Divisão por trechos acelera cronograma da obra

O projeto do VLT de Salvador está dividido em três trechos, com obras executadas por consórcios diferentes, o que possibilita o avanço simultâneo dos trabalhos.

Trecho 1: Calçada até Ilha de São João

Esse trecho tem cerca de 16,7 mil metros de extensão, com 17 paradas e a Estação Calçada, sob responsabilidade do Consórcio Expresso Mobilidade Salvador. Atualmente, está com 18% das obras concluídas.

Trecho 2: Paripe até Águas Claras

O segundo trecho possui 9,2 mil metros de extensão e 8 paradas, com integração ao Sistema Metroviário de Salvador (SMSL) em Águas Claras. A execução está a cargo do Consórcio VLT Lote 2.

Trecho 3: Águas Claras até Piatã

Com pouco mais de 10,5 mil metros de extensão e 9 paradas, o Trecho 3 também terá integração ao SMSL, no Bairro da Paz. A execução está sob responsabilidade do Consórcio Bahia Atlântico.

As obras dos três trechos seguem em paralelo e garantem a otimização do cronograma geral da implantação do sistema.

Geração de empregos diretos e indiretos

As intervenções para implantação do VLT do Subúrbio também têm contribuído para a geração de emprego formal na Bahia. A expectativa é que o projeto gere cerca de 2 mil postos de trabalho diretos e indiretos durante o pico das obras.

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