As servidoras da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) têm até esta quarta-feira (30) para agendar exames de mamografia em Policlínicas Regionais. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) e o Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, da SEC. Em Salvador, a ação ocorrerá na sexta-feira (1º), com atendimento no Caminhão da Mamografia, instalado no estacionamento da SEC, no interior, os exames serão realizados em Policlínicas.
O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil, e o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 4.230 novos casos para 2024 na Bahia. Com 67% de seu quadro composto por mulheres, a SEC promove atividades preventivas durante todo o mês de outubro, como palestras, oficinas e distribuição de material informativo, enfatizando a prevenção e a detecção precoce.
Para realizar o exame, as servidoras devem atender a alguns requisitos: não ter feito mamografia há menos de um ano, não ter passado por cirurgia na mama e estar na faixa etária de 40 a 69 anos. É necessário apresentar RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência. O agendamento pode ser feito pelo e-mail eventossudepepasvap@enova.educacao.ba.gov.br. Não é exigida requisição médica para o procedimento.
Exames gratuitos em toda a Bahia
Em parceria com a Sesab, o Governo da Bahia oferece 30 mil mamografias gratuitas em todo o Estado para mulheres nessa faixa etária. O público feminino pode se cadastrar no site http://outubrorosa.saude.ba.gov.br. Em Salvador, oito unidades móveis da Sesab operam de segunda a sábado, das 7h às 18h, com capacidade de até 150 exames diários cada, mediante agendamento.
Além disso, as Policlínicas Regionais de Saúde instaladas nos municípios de Teixeira de Freitas, Guanambi, Irecê, Jequié, Feira de Santana, Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus, Valença, Paulo Afonso, Juazeiro, Vitória da Conquista, Jacobina, Itabuna, Ilhéus, Senhor do Bonfim, Simões Filho, Barreiras, Ribeira do Pombal, Eunápolis, Brumado, Itaberaba, Serrinha, Santa Maria da Vitória e São Francisco do Conde, abriram vagas extras para exames de mamografia durante o mês. Nos hospitais estaduais de Jequié, Vitória da Conquista e Guanambi, que operam sob Parceria Público-Privada (PPP), a oferta de exames também foi ampliada, juntamente com ações educativas.