- Advertisement -

Lula demite Jean Paul Prates da Petrobras; Magda Chambriard deve assumir

0 22

O CEO da Petrobras enfrentou intensa “fritura” interna no governo, acumulando disputas com os ministros Alexandre Silveira e Rui Costa

Demitido por Lula (PT) da presidência da Petrobras ,Jean Paul Prates atribuiu a derrota da sua gestão aos ministros da Casa Civil, Rui Costa, e de Minas e Energia, Alexandre Silveira. “Minha missão foi precocemente abreviada na presença regozijada de Alexandre Silveira e Rui Costa”, frisou Prates.

Antes da batida de martelo do chefe do Executivo federal, o ministro Rui Costa foi apontando, nos bastidores, como um dos principais interessados da saída de Prates do cargo, após travar imbróglios com o ex-chefe da estatal.

O entrave, que começou a circular na imprensa em dezembro do ano passado, dava conta de que Rui articulava nos bastidores a possibilidade de substituir Prates pelo secretário especial do Programa de Parcerias e Investimentos no Ministério da Casa Civil, Marcus Cavalcanti, que também atuou no governo de Costa na Bahia, como secretário de Infraestrutura (Seinfra).

Já o imbróglio de Prates com Silveira tratava-se da distribuição dos dividendos extraordinários do quarto trimestre de 2023. O ministro e Prates já travavam uma queda de braço desde o início da sua gestão.

Em mensagem de despedida, Prates ainda aproveitou para agradecer o apoio da sua equipe. “Só me resta agradecer a vocês e torcer que consigam ficar ou se reposicionar. Contem comigo no que eu puder fazer”, acrescentou ele na mensagem de despedida.

Para substituir Jean Paul Prates, o presidente Lula (PT) decidiu por indicar a engenheira civil Magda Chambriard, que foi diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis ( ANP) no governo de Dilma Rousseff (PT).

Com o desligamento, Prates (PT-RN) retorna para a sua cadeira no Senado, em que assumiu a cadeira deixada pela Fátima Bezerra, em 2019.

Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais