- Advertisement -

Conta de luz vai subir na Bahia; Aneel autoriza reajuste de 2% para tarifa de energia elétrica

0 11

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Aumento passa a valer a partir do dia 22 de abril

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou na terça-feira (16) um reajuste médio de 2,05% nas tarifas de energia da Neoenergia Coelba, concessionária responsável pelo fornecimento no estado da Bahia. O aumento passa a valer a partir do dia 22 de abril.

Para os consumidores cativos atendidos em baixa tensão, como residências, o reajuste será de 1,88%. Já para clientes de alta tensão, como indústrias e grandes comércios, o percentual de aumento será de 2,53%.

A Coelba atende cerca de 6,7 milhões de unidades consumidoras em todo o estado. Segundo a concessionária, os encargos setoriais representaram impacto de 1,86 ponto percentual no reajuste, enquanto os custos com transmissão e geração somaram 0,03 ponto. Já os componentes financeiros contribuíram com efeito negativo de 3,12%.

De acordo com a empresa, 34,47% do valor total da fatura de energia são destinados à compra e transmissão da energia. Outros 33,30% correspondem a encargos setoriais e tributos. A distribuidora fica com 32,22% da tarifa para cobrir custos operacionais, manutenção, administração e investimentos na rede elétrica.

A revisão tarifária é anual e leva em conta variações de custos do setor, repassadas aos consumidores conforme os critérios estabelecidos pela Aneel.

Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais