- Advertisement -

Bahia tem 830 casos registrados da febre Oropouche

0 9

Durante a abertura do Módulo de Acolhimento do Programa Mais Médicos, a secretária da Saúde, Roberta Santana, afirmou que o órgão estadual está monitorando os casos da febre Oropouche na Bahia. São cerca de 830 casos registrados da doença no estado.

No dia 17 de junho, a Sesab confirmou a primeira morte pela doença no estado. A paciente era uma mulher de 24 anos, residente de Valença, cidade que fica a 123 km de Salvador.

“Temos uma incidência muito grande na região de Laje, Valença e Amargosa. Fizemos um grande seminário com a participação do Ministério da Saúde para discutir a pauta, e houve a recomendação recente para que as grávidas tenham cuidado […] usem repelentes e roupas mais longas para a gente poder evitar. Temos suspeitas e estudo de que a doença tem uma incidência parecida com a zika, principalmente nas grávidas, por má formações fetais”, disse a secretária em entrevista.

A Febre do Oropouche é uma doença viral transmitida pelo Culicoides paraensis, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora. Até o momento, não há registros de transmissão direta entre pessoas.

“Estamos alertando a população, e principalmente chamar a atenção das mulheres grávidas para que se preservem, usem repelentes, roupas mais longas para que a gente não tenha essa incidência. Todos os dados são controlados e monitorados pela vigilância do estado. A gente tem suspeita de óbito sendo investigado junto ao Ministério da Saúde, tem todo um rito processual, passa para uma comissão de avaliação, mas temos um caso em investigação”, destacou Roberta Santana.

Fonte: Muita Informação

Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais