- Advertisement -

Bahia bate recorde de prefeitos reeleitos

TSE - Tribunal Superior Eleitoral Urna eletrônica
0 6

No primeiro turno das eleições, a Bahia registrou 88% de índice de reeleição

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) fez uma coleta de dados eleitorais, após o segundo turno das Eleições Municipais de 2024 e chegou a conclusão que oito a cada dez candidatos à reeleição saíram vitoriosos do pleito. Na Bahia, o índice foi ainda mais alto, com 85% dos candidatos seguindo por mais quatro anos em seus mandatos já em exercício.

Dos 5.569 municípios que contaram com os pleitos realizados no dia 6 e 27 de outubro, em 5.528 é possível atestar um vencedor, enquanto em 41 cidades do país o candidato mais votado encontra-se sub judice, como é o caso do município de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano.

Dos 3.006 candidatos à reeleição declarados, 2.461 saíram vencedores, 14 encontram-se sub judice e 531 foram efetivamente derrotados. Com isso, a taxa de sucesso dos candidatos à reeleição foi de 82%, a mais alta registrada desde o início das reeleições.

No primeiro turno das eleições, a Bahia registrou 88% de índice de reeleição. O número caiu para 85% após a segunda etapa, mas mesmo assim bate recordes.

O Brasil registrou o maior quantitativo de prefeitas mulheres eleitas (730), com um aumento em relação às eleições de 2020. Mas, apesar disso, no estado baiano apenas 14% das prefeituras serão comandadas por mulheres.

Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais