Valença pode estar dando um grande passo no que diz respeito à cultura de coleta seletiva. A Prefeitura de Valença, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou nesta quinta-feira (20), no auditório da Casa do Empresário de Valença, uma reunião para o Planejamento Participativo da Coleta Seletiva na cidade.
O objetivo da reunião foi firmar parceria com a comunidade, mostrando a realidade da localidade que é depositado o lixo (Lixão) e dos catadores local que lá separam o material para reciclagem, buscando inseri-lo em uma nova realidade com a Coleta Seletiva, fazendo com eles façam parte de uma transformação cultural, dando o apoio equipando, orientando e garantindo a esses agentes, condições dignas de trabalho.
Entender a gestão de resíduos como de “interesse social” e “utilidade pública” é o primeiro passo para atender e cumprir a Lei da Política Nacional dos Resíduos Sólidos, que estabelece princípios, objetivos, instrumentos e diretrizes para a gestão e gerenciamento do lixo, as responsabilidades dos gestores, do poder público e dos consumidores, bem como os instrumentos econômicos aplicáveis à situação.
Manter a cidade limpa, organizada e sustentável é uma prioridade da gestão municipal. Esse tipo de ação vai melhorar a qualidade de vida da população através de uma educação ambiental eficiente.

