O Vaticano divulgou um novo boletim médico informando o estado de saúde do Papa Francisco neste sábado (1º). Internado há duas semanas, o pontífice teve uma noite tranquila. Apesar de ter obtido uma melhora nos últimos dias, a situação ainda preocupa.
“A noite transcorreu tranquila. O papa está descansando”, indicou a Santa Sé em um breve comunicado.
Na última sexta-feira (28), o Papa enfrentou uma “crise respiratória isolada” ocasionando um vômito. Ainda de acordo com o comunicado, para ajudar na respiração, Francisco recebeu, pela primeira vez, uma “ventilação mecânica não invasiva”. Segundo as informações, ele não está entubado, mas respira com ajuda de uma máscara. O uso fez com que as trocas gasosas retornassem a níveis anteriores à crise.
Conforme aponta o boletim, Francisco teve “um episódio de vômito com aspiração e agravamento repentino da condição respiratória”, mas “permaneceu alerta e bem orientado”. Assim como nos dias anteriores, os médicos informaram que o “prognóstico permanente, portanto, ainda é reservado”, ou seja, a condição de saúde continua com evolução incerta.
O Papa Francisco, 88 anos, foi hospitalizado no dia 14 de fevereiro para tratar uma suposta bronquite. Dias antes, o pontífice vinha apresentando dificuldades para mediar as celebrações da Igreja Católica, e chegou a precisar de ajuda para terminar de ler discursos em dois momentos.