Com o objetivo de formar jovens líderes e incentivar a vivência democrática, a terceira edição do Programa Deputado Jovem Baiano (DJBA) foi aberta na última terça-feira (3), no auditório Jornalista Jorge Calmon, na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba). Realizado pela Coordenação de Políticas para Juventude em Processos Educacionais da Secretaria da Educação do Estado (Cogepe), em parceria com a Alba, o programa reúne 63 estudantes das redes pública e privada de ensino e se estendeu essa sexta-feira (6), oferecendo atividades como simulação de trabalhos parlamentares e audiências públicas.
A secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, destacou a relevância do programa durante a cerimônia. “Esta é uma agenda estratégica para nós, do Governo do Estado, porque aqui temos jovens lideranças da Bahia inteira que querem debater a boa política, a política que transforma a vida das pessoas e que entende que a escola também é esse espaço de construir democracia”.
Durante a abertura, o deputado Euclides Fernandes, autor do projeto que criou o DJBA, celebrou o impacto da iniciativa. “A juventude de todo o Estado da Bahia comparece para ter três dias de experiência e de vivência a respeito de como é o exercício do mandato de um deputado estadual, em que eles vão ter o momento de exercitar, representar e, inclusive, simular o necessário para a execução desse projeto de revolução: o parlamento jovem para a Bahia”.
Os 63 estudantes participantes foram empossados e receberam seus diplomas. Eles estão divididos pelos seguintes segmentos: 35 da rede pública, 13 da rede privada, quatro indígenas, quatro quilombolas, quatro de Escolas da Família Agrícola e três pessoas com deficiência (PCDs).
Do Núcleo Territorial de Educação do Baixo Sul NTE 06, foram os estudantes Raydan Santos do Colégio Estadual Gentil Paraíso Martins situado em Valença e Kelly Lauanny estudante do Colégio Estadual Cândido Meireles situado em Cairu